FROTA COMPARTILHADA
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ECONOMIA
Frota Compartilhada: Ambev Brasil
César Augusto Ribeiro
Belo Horizonte
2014
COMENTÁRIO ECONÔMICO
A Logística esta diretamente relacionada ao sucesso ou fracasso das empresas. Organizações que investem constantemente em suas operações logísticas conseguem aumentar a sua lucratividade, credibilidade e conquistar a confiança dos clientes, dessa forma o gerenciamento logístico se torna estratégico para a continuidade de suas operações. Atualmente as empresas são instigadas a operar de forma eficaz e eficiente frente às novas demandas impostas pela complexidade operacional e exigência de melhores produtos e serviços por parte dos clientes, sendo assim a logística é a resposta para esses novos desafios, sua importância se pauta em razão da capacidade que tem de evoluir conforme as mudanças constantes que as organizações são submetidas.
A Ambev Brasil, maior fabricante de cerveja do país, implantou em 2009 o Programa de Compartilhamento de Frotas com o intuito de reduzir o número de veículos circulando pelo país, a estratégia basicamente consiste em preencher seus caminhões que retornariam vazios, após o abastecimento das fábricas, centros de distribuição e postos de venda com cargas de empresas parceiras, por ter uma frota tão extensa à implantação desse programa gerou resultados positivos para a empresa reduzindo a emissão de gás carbônico e os custos com transporte.
Conforme reportagem do Valor Econômico em 2014 ela fechou acordos com a Heinz e a Stora Enso, totalizando dessa maneira oito companhias nas quais realiza o compartilhamento de frota, o programa opera em 15 estados. Outras empresas participantes são Unilever, JBS, J. Macêdo, BRF, PepsiCo e Fiat. Em 2012 a Sara Lee, Kraft e L’Oréal participavam do programa no entanto devido as novas necessidades logísticas elas foram efetivamente desvinculadas.
A economia de óleo diesel para Ambev