transpira o in vitro trabalhos prontos
As plantas são seres vivos que realizam funções vitais, como nascer, crescer, reproduzir-se, envelhecer e morrer. Para que a planta viva suas células precisam realizar funções metabólicas e fisiológicas, necessitando de nutrientes, energia e agua. A agua é utilizada pela planta nos processos biológicos, como a obtenção de nutrientes e regulação térmica. Neste trabalho veremos como ocorre a regulação térmica.
Material e métodos
Neste trabalho foram utilizados:
Planta do ambiente (laranjeira);
Saco plástico;
Barbante.
Os procedimentos foram os seguintes:
Um dos galhos de uma laranjeira foi introduzido dentro de um saco plástico e este amarrado com um barbante na ramificação. Na sequência este galho foi exposto ao sol por 20 minutos.
Figura 1: Planta coberta com saco plástico. Fonte: a autora.
Resultados
Foi observado que as folhas que ficaram dentro do saco plástico exposto ao sol ficaram úmidas (gotículas) e o lado interno do saco também.
Figura 2: Planta apresenta gotas de agua na superfície. Fonte: a autora.
Conclusão
Conclui-se que o resultado relatado acima é referente ao processo de transpiração realizado pela planta, onde eliminam-se vapores pelos estômatos, retidos no invólucro experimental.
A transpiração vegetal corresponde ao processo de dispensação de água na forma de vapor, cedida ao meio ambiente mediante um sentido unidirecional, ou seja, da ascensão hídrica desde a região radicular em direção às folhas, e dessas para a atmosfera. Portanto, o principal órgão encarregado de realizar transpiração nos vegetais é a folha, cuja morfologia e fisiologia passaram por adaptações evolutivas, provavelmente iniciadas desde o período Siluriano, certamente devido ao intenso vigor de um tempo seco. Tal condição resultou certamente em fator de seleção natural, favorecendo aos organismos vegetais dotados de mecanismos reguladores quanto à absorção, retenção e perda de água, conquistando o ambiente terrestre, consequentemente expressando