Fronteira da Paz - Rivera/Livramento
A Fronteira da Paz é uma parte da fronteira entre Brasil e Uruguai, que abrange as cidades de Santana do Livramento e Rivera respectivamente. Este nome é um resultado da cultura surgida da convivência internacional pacífica dos povos de Livramento e Rivera. A fronteira é terrestre e é unida por uma rua, a chamada Praça Internacional, única praça binacional do mundo, inaugurada em 1943 (enquanto o mundo estava no meio da Segunda Guerra Mundial).
No começo, os dois povoados foram criados com fins militares, como vigilantes mútuos dos interesses de seus respectivos países. Porém com o tempo, surgiu uma cultura de fronteira, e a cada ano que se passava, mais os dois países se transformavam num só, distanciando-se da visão original que os governos possuíam de “juntá-los por fins militares”.
Hoje em dia nao dá para se dizer que vamos a Rivera sem passar por Santana do Livramento, ou que vamos a Santana do Livramento sem ir a Rivera, pois as duas cidades estão tão unidas que são conhecidas pelo mundo todo como um ponto de referência entre Brasil e Uuruguai. Na verdade a Fronteira da Paz, é um exemplo para o resto do mundo, pois são dois povos, que na teoria deveriam ser totalmente diferentes, tanto pelos costumes e cultura como pela lingua, mas na prática são muito parecidos. Um exemplo é o chamado “Portunhol” que é uma interlingua que se originou a partir da mistura das palavras de Lingua Portuguesa e Espanhola, fazendo um entendimento mais claro para as pessoas de “fora”, por exemplo: uma pessoa brasileira vai comprar algo em Rivera e encontra um Espanhol, na maioria das vezes é muito dificil de se entender, mas isso nao acontece pelo Portunhol, pois com a mesclagem das duas fica muito mais fácil seu compreendimento.
Curiosidades
A foto mais tirada nessa Fronteira é a das duas bandeiras (uruguaia e brasileira) que mostra perfeitamente a demarcação a sua demarcação e quando há eleições no Brasil, não se pode panfletiar