Froebel
1. Articulação: Articulação é o conjunto de partes moles e duras que servem como meio de união entre dois ou mais ossos próximos. As articulações que formam a cintura escapular são: glenoumeral, acromioclavicular, esternoclavicular e duas falsas articulações, ou mecanismos deslizantes que são coracoclavicular e escapulotorácica.
2. Localização:
- cintura escapular: é a porção mais elevada do membro superior,
- articulação glenoumeral: é encontrada entre a cavidade do úmero e pela cavidade glenóide da escapula.
- articulação escapulotoracica: é posicionada entre a 2ª e a 7ª costela; espaço entre a escápula e a parede torácica.
- articulação esternoclavicular: é formada pela extremidade esternal da clavícula e a incisura do osso esterno
- articulação acromioclavicular: entre o acrômio da escapula com extremidade acromial da clavícula
- articulação coracoclavicular: formada pelo processo coracóide da escapula e a superfície inferior da clavícula.
3. Características da articulação:
- articulação glenoumeral: é formada pela cabeça do úmero e a cavidade glenóide. É uma articulação rasa com pouco osso para contato, existem numerosas estruturas do tecido conjuntivo concebidos para melhorar a estabilidade da articulação. Se qualquer uma destas estruturas de tecidos moles é comprometida, então a estabilidade do conjunto é também comprometida.
- articulação escapulotoracica: Não é uma articulação verdadeira, mas é parte integrante do complexo do ombro. É uma articulação funcional pois os músculos que se inserem na escápula agem na estabilização do ombro; no posicionamento adequado da articulação glenoumeral.
- articulação esternoclavicular: é a que conecta o membro superior ao esqueleto axial, especificamente a extremidade esternal com o manúbrio do esterno. O disco separa o esterno da clavícula e aumenta a estabilidade, os ligamentos dessa articulação são: o esternoclavicular anterior e esternoclavicular