Froebel
BIOGRAFIA E PRINCIPAIS OBRAS:
Froebel nasceu em Oberweißbach, sudoeste da Prússia(1), em 21 de abrilde 1782. Sendo o sexto filho do pastor protestante Johann Jakob Froebel e de Eleanore Hoffmann, nove meses depois de seu nascimento a mãe faleceu em função de problemas decorrentes do parto, dessa forma recebeu os cuidados de irmãos mais velhos.
Posteriormente mudou-se para Stadtilm, onde fez a escola primária, sob a proteção de um tio materno. Seu pai casou-se novamente em 1785, viveu, portanto, uma infância solitária, em que se empenhou em aprender matemática e linguagem e a explorar as florestas perto de onde morava. Apesar da ausência, foi o pai quem ensinou Froebel a ler, escrever e calcular; considera-se importante salientar que era considerado lento nos estudos, portanto deveria seguir uma carreira prática.
Em 1797, aos quinze anos, trabalhou como aprendiz de um guarda florestal, momento em que se iniciou seu interesse pela natureza. Aos dezessete anos, ao visitar seu irmão na Universidade de Jena, após permanecer por lá alguns meses, surgiu o desejo de ingressar nessa Universidade. Com o dinheiro da herança da mãe que lhe cabia cursou Filosofia e dedicou-se ao estudo da Arquitetura, Ciências Naturais e Mineralogia.
Em 1802 seu pai faleceu, o que o faz retornar para casa e iniciar alguns trabalhos. Entre 1803 e 1805 trabalhou na área da agrimensura e arquitetura, após esse período lecionou aulas de desenho em uma escola normal, onde reconheceu sua vocação no trabalho pedagógico. Durante três anos, entre 1807 e 1810, esteve com seus pupilos na escola de