Froebel
Filho de um pastor protestante, Friedrich Froebel nasceu em Oberweissbach, no sudeste da alemanha, em 1782. Nove meses depois de seu nascimento, sua mãe morreu, adotado por um tio, viveu uma infância solitária, em que se empenhou a matemática e linguagem e a explorar as florestas perto de onde morava. Após cursar informalmente algumas matérias na Uniersidade de Jena, tornou-se professor e ainda jovem fez uma visista a escola do pedagogo Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827), em Yverdon, na Suíça. Em 1811, foi convocado a lutar nas guerras napolêonicas. Fundou sua primeira escola em 1816, na cidade alemã de Griesheim. Dois anos depois, a escola foi transferida para Kaihau, onde Froebel pos em prática suas teorias pedagógicas. Em 1826, publicou seu livro mais importante, "A Educação do Homem". Em seguida foi morar na Suiça onde treinou professores e dirigiu um orfanato. Todas essas experiências serviram de inspiração para que ele fundasse o primeiro jardim-de-infância, na cidade alemã de Blankenburg.
Após trabalhar com Pestalozzi em 1837, Froebel abriu o primeiro jardim de infância e passou a dedicar toda sua vida a fundação de jardins de infância, a formação de professores e a elaboração de metodo e equipamentos para as instalações. Paralelamente, administrou uma gráfica que imprimiu instruções de brincadeiras e canções para serem aplicadas em escolas e em casas. Em 1851, confundiram Froebel com um sobrinho esquerdista, o governo da Prússia proibiu as ativadades dos jardins-de-infância. O educardor morreu no dia seguinte, mas o banimento só foi suspenso em 1860, oito anos mais tarde. Os jardins-de-infância rapidamente se espalharam pela Europa e nos Estados Unidos, onde foram incorporados os preceitos educacionais do filósofo John Dewey (1859-1952).
Embora sobre influência de Pestalozzi, Froebel foi totalmente independênte e critico formalizando os seus próprios principios educacionais.
Froebel foi um dos primeiros