Froebel
País de Origem: Alemanha
Biografia: Friedrich Froebel nasceu em Oberweissbach, no sudeste da Alemanha, em 1782. Em 1826, publicou seu livro mais importante “A Educação do Homem”. Fundou o primeiro jardim de infância, na cidade alemã de Blankenburg. O educador morreu no ano de 1851. Os jardins de infância rapidamente se espalharam pela Europa e nos Estados Unidos, onde foram incorporados aos preceitos educacionais do filósofo John Dewey (1859-1952).
Foi um dos primeiros educadores a considerar o início da infância como uma fase de importância decisiva na formação das pessoas. Para o educador a criança é como uma planta em sua fase de formação, exigindo cuidados periódicos para que cresça de maneira saudável.
As técnicas utilizadas até hoje em Educação Infantil devem muito a Froebel. Para ele, as brincadeiras são o primeiro recurso no caminho da aprendizagem. Não são apenas diversão, mas um modo de criar representações do mundo concreto com a finalidade de entendê-lo.
Treino de habilidades
Por meio de brinquedos que desenvolveu depois de analisar crianças de diferentes idades, Froebel previu uma educação que ao mesmo tempo permite o treino de habilidades que elas já possuem e o surgimento de novas.
Brinquedos criados para aprender
Froebel considerava a Educação Infantil indispensável para a formação da criança. O objetivo das atividades nos jardins de infância era possibilitar brincadeiras criativas. As atividades e o material escolar eram determinados de antemão, para oferecer o máximo de oportunidades de tirar proveito educativo da atividade lúdica. As brincadeiras previstas por Froebel eram, quase sempre, ao ar livre para que a turma interagisse com o ambiente.
Como deve ser a educação das crianças?
Froebel defendia um ensino sem obrigações porque o aprendizado depende dos interesses de cada um e se faz por meio da prática. O caminho para isso seria deixar a criança livre para expressar seu interior e perseguir seus