FRIEDRICH FROEBEL
Formador das Crianças Pequenas
Criador do jardim-de-infância, destinado aos menores de 8 anos
Defendia o ensino sem obrigações porque o aprendizado depende dos interesses de cada um e isso se faz por meio da prática. Para ele o início da infância era uma fase de importância decisiva na formação das pessoas, idéia hoje consagrada pela psicologia. Ciência da qual foi precursor.
Na área da pedagogia esteve à frente do processo de mudança de concepção sobre as crianças. Compartilhava com os outros pensadores que a criança é como uma planta em sua fase de formação, exigindo cuidados periódicos para que cresça de maneira saudável.
As técnicas utilizadas até hoje em educação infantil, devem muito a FROEBEL, pois para ele brincadeiras não são apenas diversão e sim uma maneira de entender o mundo com base na observação das atividades com jogos e brinquedos.
FROEBEL foi um dos primeiros pedagogos a falar em auto-educação, a qual só foi difundida no século XX, graças ao movimento da escola nova de MARIA MONTESSORI (1870 – 1952) e CELESTIN FREINET (1896 – 1966) entre outros.
Treinos de Habilidades
Por meio dos brinquedos, depois de analisar crianças de diferentes idades, FROEBEL previu uma educação que ao mesmo tempo permitia o treino da habilidade que já possuíam como também o surgimento de novas. Dessa forma os alunos iriam exteriorizar o seu mundo interior e interiorizar as novidades vindas de fora. Segundo FROEBEL, esse era um dos fundamentos do aprendizado.
Criou um sistema filosófico no qual lhe deu sustentação. Ele dizia que a natureza era uma manifestação de Deus no mundo terreno e expressava a unidade de todas as coisas.
Assim as crianças alcançariam a própria identidade e sua ligação com o externo. A importância do auto-conhecimento não se limitava a esfera individual, mas, tornaria melhor a vida em sociedade.
A criança, segundo o educador, trazia em si a semente divina de tudo que há de melhor no ser humano. Cabia a