Exemplo Meu Rascunho
“É preciso observar cuidadosamente que para o espírito perceber algum objeto, é absolutamente necessário que a ideia dele lhe seja realmente presente; não é possível duvidar disso. Mas não é necessário que exista fora alguma coisa de semelhante a essa ideia, pois acontece muito frequentemente que percebemos coisas que não existem e, mesmo, que jamais existiram”
Seria também algo natural que a alma humana busque por Deus, porque o criador fez a verdade como algo necessário para nossa alma, como um fim ultimo, e por conta da fé, entendemos que o divino é a verdade . Malebranche escreveu este texto tendo em vista indicar os erros cometidos pela visão de Descartes, com relação do corpo e da alma.
Malebranche indaga que o espírito não é a substancia que administra o corpo, e que nem exista correspondência do corpo operando sobre a mente, o que significa que o Corpo não mantêm relações causais com a Alma. Malebranche propõe, então, que nós percebemos as coisas de forma mais clara, quando nosso espírito vá em direção à Deus, pois Deus é a causa de tudo, e por ser a causa de tudo, tem a ideia