Frevo
O frevo é um ritmo musical e uma dança brasileira com origem no estado de Pernambuco, misturando marcha, maxixe e elementos da capoeira. Foi declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2012. Origem Surgido em Pernambuco no fim do século XIX, o frevo caracteriza-se pelo ritmo extremamente acelerado. Muito executado durante o carnaval, eram comuns conflitos entre blocos de frevo, em que saíam à frente dos seus blocos para intimidar blocos rivais e proteger seu estandarte. Significado:
A palavra Frevo vem de ferver, uma vez que, o estilo da dança faz parecer que abaixo dos pés das pessoas exista uma superficie com água fervendo.
Caracteristicas:
O estilo é de marchinha acelerada, que, ao contrário de outras músicas carnavalescas, não possui letra, sendo simplismente tocada por uma banda que segue os blocos caranvalescos enquanto a multidão se diverte dançando.
Apesar de parecerem simples ao olhar, os passos do Frevo são bem complicados, pois, esta dança inclui: Gingados, malabarismos, rodopios, passinhos miúdos e muitos outros passos complicados.
Os dançarinos de Frevo encantam com sua técnica e improvisação, sendo que esta última é bastante utilizada. Para complementar a beleza da dança, eles usam uma sombrinha ou guarda-chuva abertoenquanto dançam.
Variações do Frevo
* Frevo-de-Rua – É o frevo completamente instrumental, feito exclusivamente para dançar. A música do Frevo-de-Rua pode ter: notas agudas (frevo-coqueiro), predominância de pistões e trombones (frevo-abafo) e introdução de semicolcheias (frevo-ventania).
* Frevo-de-Bloco – Originada das serenatas realizadas paralelamente ao carnaval, no início do século. A orquestra de Pau e Corda é composta de banjos, violões, cavaquinhos e recentemente vem sendo utilizado também o clarinete.
* Frevo-Canção – Frevo mais lento, com algumas semelhanças em relação à marchinha carioca. É composto por uma introdução e uma parte cantada, terminando ou começando com um refrão.