Freud
Freud imaginavao aparelho psíquico do ser humano era uma um sistema de energia , cada pessoa é movida , segundo ele, por uma quantidade limitada de energia psíquica.
Ele explica trêrs níveis de consciência
O Consciente- que abarca todos os fenômenos que em determinado momento podem ser percebidos de maneira consciente pelo individuo
Pre-Consciente- refere-se aos fenômenos que não estão conscientes em determinado momento, mas podem tornar-se se o individuo desejar se ocupar com eles.
Inconsciente- diz respeito aos fenômenos e conteúdos que não são conscientes e somente são circunstâncias muito especiais, podem tornar-se ( o termo subconsciente e muitas vezes usado como sinônimos, apesar de ter sido abandonado pelo próprio Freud.
Segundo ele , os desejos e pensamentos humanos produzem muitas vezes conteúdos que causariam medo ao indivíduo, se não fossem armazenados no inconsciente . Este tem a função importantíssima de estabilização da vida consciente,.muitos desejos , sentimentos e motivos são inconscientes , podem ser muito dolorosos para se tornarem conscientes.
Freud organizou o aparelho psíquico em três estruturas
ID, EGO e SUPEREGO
ID – é a fonte da energia psíquica (líbido) O Id é formado pelas pulsões, instintos impulsos orgânicos e desejos inconscientes. Ele funciona segundo princípio do prazer, ou seja, busca sempre o que produz prazer. O Id desconhece juízo, lógica,valores, ética ou moral, sendo exigentes, impulsivo, cego irracional, anti-social e dirigido ao prazer. O Id é completamente inconsciente.
EGO- desenvolve-se a partir do