Membrana Plasmática e Citoesqueleto
Todas as células possuem membrana plasmática. Nas células procariontes tem a função de revestimento e proteção. Nas células eucariontes a membrana plasmática também forma outras organelas (sistema de endomembranas). A membrana plasmática é constituída de uma dupla camada de fosfolipídios. Os fosfolipídios são moléculas anfipáticas, isto é, possuem uma cabeça hidrofílica e uma cauda hidrofóbica. O Modelo do Mosaico Fluido foi proposto por Singer e Nicholson e mostra que a dupla camada de fosfolipídios é fluida, consistente e oleosa e nela há um “mosaico” de diferentes proteínas integradas ou associadas parcialmente à M.P.
Funções da M.P.: Separa o meio intracelular do extracelular. Responsável pelo controle de entrada e saída de substâncias na célula. Reconhece outras células e diversos tipos de moléculas: sinal químico → receptor de membrana. Formação de camadas que delimitam os compartimentos celulares Estabelece canais de comunicação entre as células contiguas facilitando a troca de moléculas
MODELO MOSAICO FLUIDO
As membranas biológicas são formadas por uma bicamada de lipídios onde estão inseridas diversas proteínas, ou seja, a MP é lipoprotéica.
CONSTITUIÇÃO DAS MEMBRANAS CELULARES: BIOMOLÉCULAS
Proteínas, Lipídios e Hidratos de Carbono ou carboidratos. PROTEÍNAS
• Nos animais, as proteínas correspondem a cerca de 80% do peso dos músculos desidratados, cerca de 70% da pele e 90% do sangue seco. Todas contêm carbono, hidrogênio, nitrogênio e oxigênio, e quase todas contêm enxofre. As proteínas são formadas por conjuntos de 100 ou mais aminoácidos, que podem repetir entre si.
Proteína (>100 AA): AA – AA – AA – AA – AA – AA – AA – AA – AA....- AA
Polipeptídeos (50 a 100 AA): AA – AA – AA – AA – AA – AA....- AA
Tripeptídeo (3 AA): AA – AA – AA
Dipeptídeos (2 AA): AA – AA
Aminoácido: AA
Aminoácidos são unidades estruturais das proteínas. Eles se unem em longas cadeias, em várias estruturas geométricas e