Resumo
O Nascimento da filosofia
1 Situando no tempo
Neste capítulo iremos ver processo da passagem da consciência mítica para a filosófica na civilização grega
Civilização micênica (séc. XX a XII a.c.) desenvolveu desde o inicio do segundo milênio a.C. tem esse nome por causa da cidade Micenas de onde partiram Agamêmnon, Aquiles e Ulisses para sitiar e conquistar Troia.
Tempos homéricos (séc. XII a VII a.C.) transição de um mundo rural, os senhores enriquecidos formaram a aristocracia proprietária de terras. Nesse período viveu Homero.
Periodo arcaico (séc. VII a VI a.c.) Formação das cidades-estados (polis), alterações sociais e politica. Onde viveu Hesídio. Surgiram os principais filósofos
Periodo classio (séc. V e IV a.c.) Auge da civilização grega, na politica, democracia ateniense. Época que viveu Sócrates, Platão e Aristóteles.
Periodo helenístico (séc. III e II a.C.) Decadência politica, domínio macedônio e conquista da Grécia pelos romanos; florescimento das filosofias estoica e epicurista.
2 Uma nova ordem humana
Dizem que os primeiros filósofos eram gregos e surgem no período arcaico; alguns chamam de “milagre grego” a passagem da mentalidade mítica para a filosófica, outros estudiosos criticam essa visão simplista e afirmam que a filosofia na Grécia não é fruto de um salto, do “milagre”
Fatos que ajudaram alterar a visão mítica para a filosófica:
- a invenção da escrita e da moeda
- a lei escrita
- a fundação de polis (Cidades-Estados)
A invenção da escrita
Apos o surgimento da escrita reserva-se aos privilegiados sacerdotes e aos reis, e geralmente mantém o caráter magico. Na Grécia já existira uma escrita no período micênico, mas restrita ao escriba que exerciam funções administrativas de interesse da aristocracia palaciana.
A escrita gera nova idade metal porque a postura de quem escreve e diferente de quem só fala. Abre os horizontes do pensamento e proporciona o distanciamento do vivido e o confronto de ideias.