Fisiculturismo
O Fisiculturismo ou modelagem física é um desporto individual, praticado no mundo inteiro por homens e mulheres, no qual o objetivo é atingir a perfeição física, por meio de um treinamento com pesos altamente crucial, aliado a uma dieta rigorosa e uma suplementação alimentar que varia de acordo com a época do treino. Basicamente, divide-se em off-season e pré-contest, períodos de ganho de massa muscular e simetria corporal, e definição muscular.
Esta modalidade traz inúmeros benefícios ao praticante. Os princípios do treinamento são usados não só para atletas, mas por todas as pessoas que fazem musculação em busca de uma perfeita harmonia entre estética e saúde, visando o bem-estar, a autoestima e uma melhoria de sua qualidade de vida. O Fisiculturismo prepara o ser humano para enfrentar o estresse das grandes metrópoles e previne doenças degenerativas do século XXI, como obesidade, cardiopatia, desequilíbrio ósteo-muscular e outras associadas à inatividade física. A cada dia, crescem as pesquisas favorecendo sua prática, aumentando o interesse das pessoas em procurar esta modalidade como forma de preservação e manutenção da saúde.
– Aumento da densidade óssea do organismo e eficácia no tratamento e prevenção de osteoporose.
– Melhor equilíbrio hormonal.
– Aumento da autoestima, preparando o psicológico para encarar problemas do cotidiano.
– Melhora da força e da flexibilidade, inclusive, na realização de tarefas diárias.
– Aumento do transporte de nutrientes, devido à melhor circulação sanguínea.
– Aumento da capilarização arterial e da oxigenação, facilitando o transporte intracelular.
– Redução de substâncias maléficas ao comportamento fisiológico do corpo.
– Fortalecimento do coração (miocárdio).
– Melhora da postura corporal.
– Prevenção de lombalgias (dores nas costas).
Visto isso, a suplementação alimentar parece oferecer uma “ajuda” extra no que diz respeito à superação de limites genéticos. Investir em saúde e beleza não é