tdah
Curso: Pós Graduação - Educação Infantil
Disciplina: Distinção E Articulação De Conceitos
A Igualdade entre os grupos
As tribos urbanas são constituídas de microgrupos que têm como objetivo principal estabelecer redes de amigos com base em interesses comuns. Essas agregações apresentam uma conformidade de pensamentos, hábitos e maneiras de se vestir.
O fenômeno das tribos urbanas se constitui nas “diversas redes, grupos de afinidades e de interesse, laços de vizinhança que estruturam nossas regiões”.
Hoje em dia são muitos os jovens que, ao terem fracas relações familiares e de amizades, adotam hábitos e comportamentos que os fazem serem aceitos por grupo. Por vezes mesmo que se tenha que tornar em algo que não são. Estes são grupos de pessoas que seguem um estilo próprio de vida. Possuem características que as definem, têm valores culturais, um modo de vestir próprio, as suas próprias músicas e os seus próprios ideais políticos e éticos.
Assim, as "Tribos Urbanas" podem ser caracterizadas como um fenômeno juvenil dos grandes centros urbanos, que se vai alargando por toda a parte.
Ainda há, na alma do jovem, a capacidade de resistir e contestar, mesmo que à margem do normal, na contramão da sociedade. O sentimento de vazio e de descontentamento vivido pelo jovem de hoje pode levar a uma resistência diante do mundo opressor, massificador e despersonalizado. Estes jovens são assim para si ou para os outros, isto é, vestem-se e agem assim por convicção ou são assim para serem vistos e notados numa cidade/sociedade onde o anonimato é algo desconhecido e para os mesmos precisa ser mudados.
Esse modo de vida é aceitável pelo público que o segue, tendo em vista a pluralidade de opções e de estilos de vida, desde que acima de tudo esteja a vida, a liberdade, a felicidade, a construção ou reconstrução da pessoa, não importa se ela esteja de calça azul-marinho e tênis da moda ou com uma jaqueta de couro. A sensação de injustiça social