Freud "além da vida"
PEDAGOGIA
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
SÃO PAULO
2013
Freud Além da Alma
Freud formou-se em Medicina em Viena e especializou-se na área da Psiquiatria.
No hospital onde Freud atuava como médico é internada uma paciente, que para Freud tinha sintomas de histeria, um trauma psicológico, ela tinha paralisia em uma das pernas e cegueira, no entanto o Diretor do hospital o Dr. Meynert, não acreditava na histeria, transtorno psicológico com sintomas físicos, acreditava na medicina, na ciência, que para ele era aquilo que se podia provar, e que a paciente estava fingindo a cegueira, Dr. Meynert acendeu uma vela próxima dos olhos da paciente e todos notaram que suas pupilas se contraiam, porém Freud pediu permissão para fazer um teste na perna da paciente e enfiou uma agulha de um lado a outro, para mostrar ao Dr. Meynert, que com o ato de enfiar a agulha na perna da paciente, a mesma não se moveu, aquele fato não era fingimento.
Através dessa paciente Freud interessou-se para saber mais sobre a histeria, por esse ração desidiu ir para Paris, onde Charcot estava fazendo experiências sobre a histeria.
A palavra histeria vem do grego, quer dizer “útero”, os médicos daquela época acreditavam que a doença só existia nas mulheres, outros que as vítimas de histeria estariam “possuídas”.
A histeria é um mal puramente mental, um trauma psicológico, que reside no inconsciente, as ideias, os pensamentos são reprimidos e substituídos pelos sintomas, paralisia, cegueira, etc.
Charcot fazia as experiências sobre a histeria, com o método de hipnotizar os pacientes, sobre efeito de hipnose os sintomas dos pacientes “desapareciam”, porém quando saiam do efeito hipnótico os sintomas retornavam.
Para Charcot entende-se a histeria com a hipnose, mas não se pode curar.
Freud, porém foi mais à fundo em suas pesquisas, teve a oportunidade de conversar com o Dr. Breuer médico, e que também se interessava pela histeria, pela “magia negra” a