Frescobol
O Frescobol foi inventado no Brasil entre 1945 e 1946, no bairro de Copacabana, cidade do Rio de Janeiro, após o término da II Guerra Mundial. Na década de 1950, o arquiteto Caio Rubens Romero Lyra, morador da rua Bulhões de Carvalho, em Copacabana, costumava jogar tênis com os amigos nas areias da praia, entre os postos 4 e 5. Como as raquetes estragavam com freqüência, por causa da maresia, ele desenhou raquetes de madeira, resistentes à água do mar. Pediu então a um amigo, que possuía uma carpintaria em casa, para fabricar as raquetes. Estava aí inventado o jogo como o conhecemos hoje. Somente décadas depois o nome "frescobol" foi criado.
Durante a década de 80 foram realizadas muitas competições isoladas em vários estados do Brasil. Apesar disto, ainda não havia um grande intercâmbio entre os jogadores de diferentes naturalidades. Mais tarde, em 1994, foi realizado o I Circuito Brasileiro de Frescobol que percorreu nove estados brasileiros, possibilitando assim um grande intercâmbio entre os jogadores de vários estados.
Regras
Apesar de ter sido considerado por muito tempo como uma simples diversão de praia, muitos campeonatos foram realizados pelo país, cada um com seus próprios critérios5 . Em 2003, durante o I Congresso de Frescobol, foram ditadas as novas regras do jogo, criando assim um regulamento oficial no Brasil.
Equipe de Atletas
A apresentação de uma partida de Frescobol pode ser feita de duas formas (sempre com atletas da mesma equipe):
Dupla: Jogada por dois atletas.
Trio ou Trinca: Jogada por três atletas, sendo dois de um lado e um de pivô.
Estilos
Livre
Os jogadores mantêm a bola no ar pelo maior tempo possível.
Veloz
É vencedora a equipe que, durante um minuto, executar o maior número de toques na bola.ou seja deixar a bola por bastante tempo no ar
É jogado contra o relógio.
Radical
Os jogadores mantêm a bola no ar pelo maior tempo possível
Devem também realizar a maior quantidade possível de ataques por cada atleta, sendo estes: