Associa O Brasileira De Frescobol
Regras
Apesar de ter sido considerado por muito tempo como uma simples diversão de praia, muitos campeonatos foram realizados pelo país, cada um com seus próprios critérios5 . Em 2003, durante o I Congresso de Frescobol, foram ditadas as novas regras do jogo, criando assim um regulamento oficial no Brasil.
Equipe de Atletas
A apresentação de uma partida de Frescobol pode ser feita de duas formas (sempre com atletas da mesma equipe):
Dupla: Jogada por dois atletas.
Trio ou Trinca: Jogada por três atletas, sendo dois de um lado e um de pivô.
As partidas de frescobol são jogadas sempre com jogadores de uma mesma equipe, que podem escolher entre quatro modalidades diferentes:
1. Livre – Os jogadores precisam manter a bola em movimento aéreo durante o maior tempo possível;
2. Veloz – A partir de um tempo dado de 1 minuto, a dupla deve rebater a bola o maior número de vezes possível;
3. Radical – A bola deve ser mantida aérea durante todo o tempo da apresentação e os atletas devem atacar de maneiras diversas; potentes, precisos e em ambos os lados.
Ao término da temporada, as equipes do estilo radical e especialista - categoria amador - que tiverem uma nota final média superior a seis passarão automaticamente para a categoria profissional, sem poder retornar à sua antiga categoria.
Porém, praticar frescobol não significa participar de competições. O custo de um par de raquetes de madeira e de uma bolinha de plástico é bastante baixo, o que permite que a maioria das pessoas tenha acesso a esse esporte. Contrariando o baixo custo, há o alto benefício da prática: por ser uma prática de intensidade moderada e de longa duração, ela aumenta a capacidade cardiorrespiratória, além de fortalecer a musculatura dos membros superiores e inferiores.
Categorias
Infanto-Juvenil
Participantes com idades até 16 anos
Adulto
Iniciante
Amador
Profissional
Sênior (acima de 40 anos)
Aberta
Na categoria aberta significa que iniciantes, amadores,