Trabalho Matematica Conicas
O Inventor das cônicas chamava-se Apolônio de Perga. Era um matemático e geômetra grego que viveu em Perga, na cidade de Panfília (Ásia Menor) cerca de 262 a.C.. Estudou em Alexandria, na escola dos sucessores de Euclides. Foi contemporâneo de Arquimedes, sendo considerado um dos mais originais e profundos matemáticos gregos. Houve quem o categorizasse como o sexto homem da lista dos doze homens mais notáveis do seu tempo. Este estudou as cônicas como resultado de secções feitas por um plano num cone e num duplo cone de base circular. Foi Apolônio que atribuiu às cônicas a designação ainda hoje utilizada -- elipse, parábola e hipérbole.
Apolônio não foi o primeiro matemático a falar de cônicas. Menecmo, Aristeo e Euclides já tinham realizado trabalhos sobre secções de cones de revolução. No entanto, foi Apolônio que batizou essas secções de cônicas e as estudou, recebendo assim, o título de Pai das Cônicas. Menecmo descobriu a elipse pesquisando sobre a parábola e a hipérbole, pois ofereciam as propriedades necessárias para a solução da duplicação do cubo. Também era de seu conhecimento as equações das curvas conforme a sua secção: quando formada por secção de um cone circular retângulo era (uma constante), quando secção de cone acutângulo e quando secção de cone obtusângulo. O tratado sobre as cônicas estava entre algumas das mais importantes obras de Euclides, porém se perdeu pelo fato do trabalho escrito por Apolônio ser mais extenso. A obra de nível mais avançado foi precisamente àquela feita por Apolônio de Perga, que substituiu qualquer estudo anterior. O tratado sobre as Cônicas certamente foi uma obra-prima de Apolônio e teve grande influência no desenvolvimento da matemática. Devido fundamentalmente a este estudo sobre as cônicas ele era conhecido como o "Geômetra Magno".
Apolônio estudou com os discípulos de Euclides em Alexandria e foi astrônomo notável, talvez ele, e não Euclides mereceu dos antigos o adjetivo de "o