tecnologia
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
NATALE CARVALHO FERREIRA
Estudo das Cônicas na Arquitetura e Urbanismo
PORTO VELHO/RO
2012
NATALE CARVALHO FERREIRA
Estudo das Cônicas na Arquitetura e Urbanismo
Trabalho apresentado como requisito avaliativo- parcial da disciplina Geometria Analítica, ministrada pelo professor Alcimar, do curso de Arquitetura e Urbanismo, 2º período, da Faculdade Interamericana de Porto Velho- UNIRON.
PORTO VELHO/RO
2012
INTRODUÇÃO
Este trabalho será apresentado de uma forma a mostrar ao estudante de Matemática o quanto a Geometria está e sempre esteve presente no cotidiano das pessoas. Primeiramente serão abordados os aspectos históricos e teóricos como origens e definições. Posteriormente serão apresentados alguns exemplos de cônicas na natureza, e na arquitetura. As apresentações são ilustradas com fotos e esquemas explicativos. Espera-se que este trabalho possa contribuir com uma maior compreensão da Geometria por parte do estudante de Matemática no que se refere às aplicações das cônicas nas ciências em geral.
ORIGENS DAS CÔNICAS
As Cônicas foram estudadas por Menecmo, Euclides e Arquimedes. A elipse, a parábola, a hipérbole e a circunferência eram obtidas como seções de cones circulares retos com planos perpendiculares a um dos elementos do cone, conforme variação do ângulo no vértice (agudo, reto ou obtuso). Menecmo descobriu a elipse pesquisando sobre a parábola e a hipérbole, pois ofereciam as propriedades necessárias para a solução da duplicação do cubo. Também era de seu conhecimento as equações das curvas conforme a sua secção: quando formada por secção de um cone circular retângulo era (uma constante), quando secção de cone acutângulo e quando secção de cone obtusângulo. O tratado sobre as cônicas estava entre algumas das mais importantes obras de Euclides, porém se perdeu pelo fato do trabalho escrito por Apolônio ser mais