A vida de apolônio de perga
O matemático Apolónio nasceu em Perga, Pamphylia, que hoje é conhecida como Murtina ou Murtana, Turquia. Na época de Apolónio, Perga era um centro de cultura e o local de devoção da deusa Artemis.
Apolónio de Perga ficou conhecido como "O Grande Geómetra", tendo deixado uma vasta obra, que em muito contribuiu para o desenvolvimento da Matemática, apesar de se terem perdido vários dos seus trabalhos ao longo dos anos. O seu trabalho mais importante, Cónicas, introduziu termos que hoje em dia nos são bastante familiares, tais como parábola, hipérbole ou elipse.
Ainda jovem, Apolónio deixou Perga em direcção a Alexandria, onde estudou sob a orientação dos seguidores de Euclides, tendo mais tarde ensinado na Universidade de Alexandria. Sabe-se ainda que visitou Pergamum (uma cidade grega) hoje conhecida como Bergama (na Turquia), onde haviam sido construídas uma Universidade e uma Biblioteca semelhantes às existentes em Alexandria. Além destes aspectos da vida privada de Apolónio, apenas se sabe o que consta nos prefácios dos seus livros. Num destes, encontra-se a referência ao seu filho, também chamado Apolónio, que terá transportado a 2ª edição do livro 2 de cónicas para Pergamum.
Felizmente no que respeita à obra de Apolónio temos mais informação, apesar de se terem perdido vários livros da sua vasta obra. No que se refere a Cónicas, que era um tratado em oito livros, chegaram aos nossos dias os sete primeiros em língua arábica e os quatro primeiros em grego. Vamos aprofundar um pouco mais o tratado Cónicas, por se tratar do trabalho com mais importância para o tema que estamos a estudar. Em primeiro lugar, importa referir que, para Apolónio, cónicas eram as curvas obtidas quando um plano intersecta a superfície de um cone. No prefácio do livro, Apolónio explica as razões que o levaram a escrever Cónicas:
"...eu levei a cabo a investigação deste tema a pedido de Naucrates "o Geómetra", quando ele veio a Alexandria e ficou comigo,