Freios abordagem geral
Treinamento Freios – BAJA UFMG
Rafael Botelho Fagundes
Gabriel Anderson Machado Pinto
Friction Circle
O conceito de círculo de fricção tornou-se popular nos anos 60 e ainda é importante hoje em dia como uma ferramenta de diagnóstico. Esta ferramenta pode ser usada com qualquer tipo de carro (ou caminhão) para representar graficamente capacidade de tração ou ajudar a identificar por que seu carro perdeu a tração.
O circulo de tração ajuda a entender o limite de tração do seu veículo e quais itens deverão ser ajustados .
A máxima tração alcançada pelos pneus pode ser descrita pela equação : F = L x Cf (onde F é a força de tração, L é a carga ou peso sobre o pneu e Cf é o coeficiente de atrito para a borracha na superfície do solo). Ao invés de olhar para a força de tração da vista lateral do pneu, o círculo de fricção olha para a força de tração na área de contato. A ilustração abaixo mostra uma força para a direita, indicando que a força de tração está sendo usado para resistir ao movimento lateral.
Se todas as tração disponíveis eram para ser usados na direção para trás, comodurante a aceleração, a seta força de tração seria apontar para a traseira como pode ser visto abaixo.
Porque a força de tração do pneu pode ser em qualquer direção, a seta força também pode apontar em qualquer direção. Então, agora imagine a seta força era a varrer 360 graus, como as mãos em um relógio. O limite da seta, então, descrever um círculo (veja exemplo abaixo).
Esta é a base da teoria círculo de fricção. O círculo é simplesmente um meio gráfico de ilustrar que a tração do pneu máximo pode ser desenvolvido em qualquer direção.
Aplicação básica da Teoria
Agora, imagine que você está dirigindo seu carro em uma linha reta e você pisar no freio até o ponto que as rodas quase travar. Os pneus estão agora no limite de sua tração e na seta no círculo de fricção seria apontando