Análise de riscos
RISCOS
O QUE É RISCO? “Risco é a probabilidade ou chance de lesão ou morte”
ETAPAS DO PROCESSO
ANTECIPAÇÃO
DOS RISCOS RECONHECIMENTO DOS RISCOS AVALIAÇÃO DOS RISCOS CONTROLE DOS RISCOS
ANTECIPAÇÃO DOS RISCOS São ações de caráter preventivo, com o objetivo de evitar que o risco se instale, utilizando um mecanismo de controle.
ANTECIPAÇÃO DOS RISCOS Toda e qualquer modificação, reforma ou ampliação não poderá ser realizada sem que antes seja feita uma Análise Preliminar de Risco (APR).
ANTECIPAÇÃO DOS RISCOS
Deve-se levar em conta nessa análise, a opinião dos membros do Sesmt, CIPA e trabalhadores envolvidos no processo ou atividade.
RECONHECIMENTO DOS RISCOS
Para fazer o reconhecimento dos riscos, é preciso escolher uma técnica de análise de riscos, a mais usual é a Análise Preliminar de Risco (APR).
ETAPAS DO RECONHECIMENTO
Identificação
dos riscos; Tempo de exposição ao risco; Localização das fontes de risco; Identificação das trajetórias e dos meios de propagação; Levantamento do número de trabalhadores expostos aos agentes;
Caracterização
das atividades por
função; Doenças profissionais já diagnosticadas no setor; Literatura técnica sobre os agentes; Medidas de controle já existentes (envolvendo E.P.C e E.P.I
AVALIAÇÃO DOS RISCOS
Avaliação qualitativa: é quando você identifica um agente no ambiente de trabalho que não pode ser mensurado, ou medido.
AVALIAÇÃO DOS RISCOS
Avaliação quantitativa: é quando você encontra um agente no ambiente de trabalho que pode e deve ser quantificado(medido).
AVALIAÇÃO DOS RISCOS
Quando esta avaliação for quantitativa a empresa deverá manter os registros que comprove o controle da exposição ou a inexistência do risco.
AVALIAÇÃO DOS RISCOS
A quantificação na Higiene do Trabalho é feita através de instrumentos diversos:
CONTROLE DOS RISCOS
A medidas de controle devem ser postas em prática logo após a