Frei Orlando
Não só com armas, estratégias e logística é formado um exército e tampouco são vencidas batalhas, mas sim com o recurso humano, que é essencial para o sucesso de toda e qualquer atividade, seja ela no teatro de operações ou na vida cotidiana. Pra isso é necessário atrair, treinar, motivar e amparar aqueles que estarão lutando por si mesmos e pela Pátria. Dessa forma, o sentimento religioso que é um dos fundamentos essenciais do ser humano, está amparado no Exército Brasileiro através do Serviço de Assistência Religiosa do Exército (SAREx) que leva a assistência espiritual a militares e civis para se entender a vida humana e aproximar-se de Deus. Criado em 1946 o SAREx tem como patrono Frei Orlando.
Antônio Álvares da Silva nasceu em 13 de fevereiro de 1913 na pequena cidade de Morada Nova de Minas, às margens do Rio São Francisco. Órfão desde um ano de idade e criado por uma família cristã, foi batizado, fez a primeira comunhão e domonstrou grande vocação para a função eclesiástica. Foi para Divinópolis-MG onde começou a estudar e desenvolveu cada vez mais sua bondade com o próximo e compaixão com os desafortunados. Decidiu ser missionário na China e para isso partiu para a Holanda e Itália onde terminaria seus estudos, chegou a rezar missas em solo italiano, porém retornou ao Brasil, sendo ordenado frade.
O agora Frei Orlando mudou-se para São João Del Rei para cumprir seu legado religioso, sendo precursor de projetos solidários voltados aos carentes como a conhecida “Sopa dos Pobres” nesta cidade. Foi também professor de história no Colégio de Santo Antônio, o qual pertencia a Ordem Franciscana. Nesse momento em meio ao fervor causado pelos preparativos do 11º Regimento de Infantaria que enviaria tropas junto à Força Expedicionária Brasileira para lutar na Segunda Guerra Mundial, Frei Orlando voluntariou-se como capelão, vendo nessa situação a oportunidade para realizar seu sonho de levar a palavra de Deus para todo o mundo e