Frei Luís de Sousa
TCP2
Português
Frei Luís de Sousa (obra)?
Um drama, da autoria de Almeida Garrett, escrito em 1843 e publicado em 1844, é considerado a obra prima do teatro romântico e uma das obras da Literatura Portuguesa.
Quem era Frei Luís de Sousa?
Manuel de Sousa Coutinho, o seu verdadeiro nome, nasceu em Santarém, cerca de 1555, e faleceu em 1632 (nada provado). Era filho do nobre Lopo de Sousa Coutinho e de uma senhora da casa dos condes de Marialvas.
Resumo da Vida de Manuel de Sousa Coutinho
Sofreu uma vida acidentada na Ásia e em África, onde prestou serviços a Filipe II de Espanha.
Regressando a Portugal, casou, por 1584-86, com D. Madalena de Vilhena, viúva de D. João de Portugal, desaparecido na Batalha de Alcácer Quibir, a 4 de Agosto de 1578.
Em 1599 muda-se para Almada, nomeado capitão-mor dessa localidade.
No ano seguinte, devido à peste que assolou Lisboa, os governadores do reino pretenderam abrigar-se em Almada, numa casa de Manuel que, por questões pessoais, lhe lançou fogo para não lhes ceder abrigo.
Em 1613, após o falecimento da filha única do casal, D. Manuel e D. Madalena seguem o exemplo dos condes de Vimioso, dando entrada ele no Convento de S. Domingos de Benfica e ela no convento do Sacramento D. Manuel.
Daí então Frei Luís de Sousa, desenvolveu alguns projectos literários até à sua morte, tais como “A Vida de D. Frei Bartolomeu dos Mártires”, “A História de S. Domingos Particular do Reino” e “Conquistas do Reino”, a partir de materiais deixados por Frei Luís, num estilo fluente, cheio de naturalidade e poder expressivo que marcou a prosa clássica portuguesa.
Correram diversas versões acerca da causa da morte para o mundo de D. Manuel e D. Madalena, partindo uma delas de um biógrafo daquele, segundo o qual um peregrino trouxera a notícia de que D. João de Portugal ainda estaria vivo na Terra Santa, 35 anos após o seu desaparecimento, sendo o casamento de D. Manuel e D. Madalena