Freenas
Que tal ter em casa um servidor de arquivos com nível de qualidade corporativa? Veja, neste guia, como configurar o FreeNAS
Por Felipe Augusto Cavalcante em 17/Jul/2012
No mundo corporativo é muito comum o uso de dispositivos NAS, Network Attached Storage, que se refere à equipamentos especiais que armazenam e distribuem dados através da rede. Diferente do armazenamento convencional de servidores e PCs, tal abordagem traz uma série de benefícios; como alta disponibilidade de dados, redundância (quando usado sistema RAID ou semelhante), espelhamento, rotinas de backup inteligente e criação de pontos de restauração (para desfazer alterações indesejadas).
Um equipamento com todas estas facilidades chega a custar facilmente dezenas de milhares de reais mas, felizmente, surgiu o FreeNAS, uma alternativa totalmente gratuita e que funciona até mesmo nos PCs mais antigos. O FreeNAS é uma distribuição derivada do BSD UNIX, mas criada para se auto configurar logo após a instalação; isso significa que o usuário não precisa se preocupar com drivers, dispositivos de rede e coisas deste tipo.
UNIX parece complicado para você? Está apenas acostumado com Windows? Não tem problema, pois as configurações são feitas pelo navegador!
As configurações são feitas pelo navegador, em suas outras máquinas
O que você precisa para fazer esta experiência:
Um PC velho equipado com pelo menos 64 MB de RAM, placa de rede (melhor com fio) e um bom espaço no HD;
1 pendrive de inicialização com pelo menos 1 GB, ou 1 HD com pouco espaço, para deixar o FreeNAS instalado.
Para melhorar a velocidade e a confiabilidade de seu NAS pessoal, é recomendado usar pelo menos 2 HDs de tamanhos parecidos. Com mais HDs, é possível fazer instalações ainda mais impressionantes, conforme lista abaixo.
Confira os requisitos para instalações avançadas, já desconsiderando o disco que armazenará o sistema