TECNOLOGIA
Usar um servidor Linux garante um bom nível de flexibilidade, pois você pode adicionar um grande volume de funções na mesma máquina. Entretanto, se você quer apenas um servidor de arquivos com suporte a vários discos em RAID e uma interface de administração via web, assim como um NAS comercial, você pode experimentar o FreeNAS, que desempenha a função de forma incrivelmente competente e pode ser configurado em poucos minutos. Ele suporta o uso de RAID e oferece suporte aos mais diversos protocolos de transferência de arquivos, além de oferecer um grande volume de recursos de gerenciamento, centralizados em uma interface web, que pode ser acessada a partir de qualquer PC da rede.
Usar um servidor Linux garante um bom nível de flexibilidade, pois você pode adicionar um grande volume de funções na mesma máquina. Um único servidor pode compartilhar a conexão, rodar um proxy transparente, rodar o servidor DHCP, compartilhar arquivos e impressoras e o que mais a imaginação mandar.
Entretanto, se você quer apenas um servidor de arquivos com suporte a vários discos em RAID e uma interface de administração via web, assim como um NAS comercial, você pode experimentar o FreeNAS, que desempenha a função de forma incrivelmente competente e pode ser configurado em poucos minutos.
Ele suporta o uso de RAID, compartilhamentos via CIFS (Samba), FTP, NFS e SFTP, além de oferecer um grande volume de recursos de gerenciamento, centralizados em uma interface web, que pode ser acessada a partir de qualquer PC da rede.
Você pode baixar o FreeNAS no: http://www.freenas.org
Na página estão disponíveis duas versões: O "FreeNAS Live CD" é a versão "padrão", onde você grava o arquivo .iso em um CD-ROM e faz a instalação através dele, enquanto as "FreeNAS Images" são imagens binárias, que podem ser gravadas diretamente em um HD ou em um cartão de memória flash.
O FreeNAS não é uma distribuição Linux, mas sim uma distribuição