FreeNas em máquina virtual como storage
GERENCIAMENTO DE REDES DE COMPUTADORES
SISTEMAS OPERACIONAIS
FreeNas em máquina virtual como storage
Alunos:
Introdução
Esta pesquisa tem como objetivo, estudo da ferramenta FreeNas e configuração em máquina virtual a fim de utilizar o FreeNas como storage. Objetivando o funcionamento do ambiente VM Freenas como estrutura storage sendo utilizada para função de backup.
FreeNAS
O FreeNAS é uma plataforma de armazenamento de código aberto baseado em FreeBSD e suporta o compartilhamento entre Windows, Apple, e sistemas baseados em UNIX. O FreeNAS 8 inclui ZFS, que suporta altas capacidades de armazenamento e integra sistemas de arquivos e gerenciamento de volume em uma única peça de software.
FreeNAS é um servidor de arquivos em rede, suportando: CIFS (Samba), FTP, NFS, rsync, protocolo AFP, iSCSI, S.M.A.R.T., autenticação local de usuários, e RAID (0,1,5) via software, com uma configuração baseada em Internet. FreeNAS usa menos que 64 MB de espaço para a instalação em um CompactFlash, disco rígido ou pendrive USB. FreeNAS é atualmente distribuído em forma de imagem ISO e código fonte. Na versão 7.x, era possível executar o FreeNAS a partir de um Live CD, com os arquivos de configuração armazenados em um disquete formatado no padrão MS-DOS ou em um pendrive USB.
A versão mínima da distribuição FreeBSD 7.2,interface via web, scripts PHP, e documentação são baseados no m0n0wall. FreeNAS esta disponível sobre a licença BSD. Foi reportado em 2009 que a base de desenvolvimento do FreeBSD iria ser posta em pausa e iria entrar em 'modo de manutenção' com o Debian Linux como o novo sistema operacional alvo. Esta condição foi logo revertida, quando iXsystems se ofereceu para patrocinar o desenvolvimento do FreeNAS.
Como ambiente de teste utilizaremos o VirtualBox com uma VM contendo as seguintes configurações:
Tipo de sistema: