Free BSD e Cent OS
O FreeBSD é um sistema operacional UNIX Multitarefa de 32 bits gratuito , para computadores pessoais baseados na tecnologia INTEL e compativeis.
Ele é um sistema operacional completo , robusto , e é distribuido com o seu codigo fonte o que faz dele um excelente sistema operacional para estudantes de Engenharia ou Ciencias da Computacao.
O robusto suporte TCP/IP do FreeBSD faz dele um sistema ideal e de baixo custo para aplicações Inter/Intranet.
Mascote e lema
Os derivados do BSD em geral tem como mascote um diabinho vermelho chamado Daemon que significa demônio em grego, mas na realidade se refere a programas que rodam na memória autonomamente para servir requisições.
Até 2005, o Beastie era o "logotipo" do FreeBSD, quando foi aberta uma competição para escolher um novo símbolo para o projeto. Em 8 de outubro, ganhou o desenho feito por Anton K. Gural para ser o novo símbolo do FreeBSD.
O lema do FreeBSD é The Power to Serve, ou seja, "O Poder de servir", obviamente se referindo a sua aplicação como servidor.
História e desenvolvimento do FreeBSD
O projeto FreeBSD teve seu nascimento no início de 1993, em parte como uma consequência do conjunto de manutenção não-oficial do 386BSD (Unofficial 386BSD Patchkit). O primeiro lançamento oficial foi o FreeBSD 1.0 em dezembro de 1993, coordenado por Jordan Hubbard, Nate Williams e Rod Grimes.
O objetivo original era produzir um snapshot intermediário do 386BSD, de forma a poder corrigir uma série de problemas com este sistema, que o mecanismo de manutenção não era capaz de resolver. Alguns se lembrarão do nome inicial do projeto que era 386BSD 0.5 ou 386BSD Interim em referência a este fato.
386BSD era o sistema operacional de Bill Jolitz, que já estava naquele instante sofrendo quase um ano de negligência. Como o mecanismo de manutenção patchkit se tornava mais e mais desconfortável a cada dia que passava, foi decidido que algo tinha que ser feito ao que ofereceram a ele este snapshot interim. Tais