Química
Definição de gerenciamento de riscos
O gerenciamento de riscos é um processo sistemático que tem por objetivo identificar, analisar e responder aos riscos de um projeto. Seu objetivo é o de diminuir ou até eliminar a probabilidade e o impacto de um evento negativo, ou seja adverso ao projeto, acontecer. Por outro lado, ele também se preocupa em aumentar a probabilidade e impacto de um evento positivo, ou seja, benéfico para o projeto, acontecer (PMI,2004).
“O gerenciamento de riscos é uma forma organizada de identificar e medir os riscos de desenvolver, selecionar e gerenciar as opções para o seu controle.” (Kerzner, 2006).
Por isto é importante que exista uma metodologia que organize estes passos com o objetivo de se alcançar um efetivo controle dos riscos inerentes a um projeto.
Mesmo a mais simples decisão gerencial ou de negócio envolve riscos em suas ações. Pelo fato dos projetos necessitarem de tomadas de decisão durante praticamente todo o seu ciclo de vida, gerenciar riscos torna-se um fator crítico de sucesso deste tipo de empreendimento (Pritchard, 2001).
2. METODOLOGIA
O estudo tem por objetivo desenvolver uma abordagem sobre a análise de risco na cadeia de suprimento, a flexibilidade de produção e o gerenciamento e o custeio baseado em atividade como estratégicas auxiliares no complexo trabalho de se atingir o ponto ideal de satisfação do cliente com a rentabilidade esperada pela empresa.
Gerenciando riscos na cadeia de suprimentos
Há um método de sete etapas para o gerenciamento de riscos na cadeia de suprimentos: 1. Entender a cadeia de suprimentos
Descrição da cadeia de suprimento :
Segundo descrição de “Rockford Consulting Group - RCG” (2001) cadeia de suprimentos é o processo da movimentação de bens desde o pedido do cliente através dos estágios de aquisição de matéria prima, produção até a distribuição dos bens para os clientes.
RCG (2001) afirma que a cadeia de suprimentos segue a seguinte ordem: