Freelancers
A necessidade de “enxugar” a empresa, reduzir custos, e principalmente a visão de uma nova estrutura empresarial, abriu portas para um profissional liberal, que presta serviços para as empresas, sem vínculo empregatício.
Prazo curto para realização de serviços, qualidade altíssima, falta de profissional capacitado ou mesmo porque todos os outros profissionais estão abarrotados de serviços e precisam de ajuda, a opção de não contratação de outro profissional para não onerar a empresa, prazo de entrega se esgotando, são alguns dos motivos pelos quais essas organizações optam pelo freelancer.
Profissional em qualquer área, presta serviços para outros profissionais ou empresas, sem o registro em sua carteira profissional.
O Freelancer é um especialista em sua área de atuação e tem um conhecimento muito mais amplo que um funcionário contratado, tem qualificação profissional de alto nível, tem que estar sempre atualizado, pois sem estudo, em pouco tempo a qualidade de seus serviços irá cair, e nesse caso sua produção e seus clientes também. Precisa ser comprometido, confiável, disciplinado, eficiente, equilibrado, responsável, flexível, honesto e organizado.
Um grande desafio do freelancer é o acúmulo de funções que ele precisa realizar com maestria, como procurar clientes, elaborar orçamentos, desenvolver o serviço, realizar cobrança, recolher impostos, organizar a contabilidade e administrar sua vida pessoal.
2 DESENVOLVIMENTO
RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES PROPOSTAS
1. Organização como IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais. Baseado nessa constatação responda: Como esse tipo de organização se diferencia das