Freelancers
Autor: Afonso Oliveira |
Um freelancer e um profissional que não tem um patrão certo e que vai fazendo os seus trabalhos para diferentes clientes. Os trabalhos que um freelancer realiza tanto podem ser feitos segundo um pedido por parte de algum cliente ou então através de própria iniciativa do freelancer que depois vai tentar vender o seu trabalho.
Existem diversas áreas em que os freelancers atuam, mas as principais e em que existem mais trabalhadores deste tipo são as áreas relacionadas com a internet e com o jornalismo.
Um freelancer na área do jornalismo pode exercer várias profissões mas as mais comuns são a de repórter e fotografo. Já na internet pode trabalhar na produção de conteúdos, programação, design etc.
Por norma um freelancer, pelo menos os que exercem a atividade há mais tempo têm uma carteira com vários clientes que de vez em quando lhe vão pedindo um trabalho para ele efetuar. Quanto maior e mais diversificada forem a carteira de clientes maiores possibilidades o freelancer tem de ganhar dinheiro suficiente para apenas trabalhar com esses clientes.
Se isso não acontecer um freelancer pode tomar a iniciativa e realizar trabalhos que vai depois tentar vender. Dando alguns exemplos, na internet um freelancer pode criar um novo site para uma empresa e tentar depois que essa mesma empresa aceite a sua ideia, ou na área do jornalismo um fotógrafo em regime de freelancer tira fotografias de acontecimentos interessantes que vai depois tentar vender aos diferentes órgãos de comunicação.
Um freelancer é no fundo um trabalhar normal por conta de outrem só que em vez de apenas um patrão tem vários que vão variando conforme o trabalho.
Freelancer – Profissionais Sem Vínculo Formal Com Empresas
O desejo de muitos profissionais é ter um emprego fixo, com carteira assinada que possa dar estabilidade trabalhista, mas muitos optam por ser um freelancer, profissional sem vínculos empregatícios.
O trabalho de freelancer, também