violência
A violência é uma experiência traumática para qualquer homem ou mulher, mas a violência de género é preponderantemente infligida contra as mulheres. Ela reflecte e ao mesmo tempo reforça as desigualdades entre homens e mulheres na sociedade.
As consequências da violência de género são devastadoras, uma vez que, as sobreviventes sofrem sequelas emocionais, durante toda a vida como podem também padecer de problemas de saúde mental e de saúde reprodutiva.
O impacto da violência pode afectar as gerações seguintes, as crianças que presenciaram maus-tratos ou foram vítimas de violência, sofrem danos psicológicos profundos.
Segundo as Nações Unidas, os custos para as mulheres, os seus filhos, família e comunidade é um obstáculo importante à consecução do Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.
É um problema de difícil abordagem e de extrema complexidade, resultante da conjunção de factores sociais, culturais e psicológicos, capazes de gerar consequências, igualmente, complexas e diversificadas.
Home Page » Violência de Género
Tipos de Violência
Violência contra a Mulher
É qualquer conduta acção ou omissão de discriminação, agressão ou coerção, ocasionada pelo simples fato da vítima ser mulher e que cause dano, morte, constrangimento, limitação, sofrimento físico, sexual, moral, psicológico, social, político ou económico ou perda patrimonial. Essa violência pode acontecer tanto em espaços públicos ou privados
Violência de Género
A violência de género pode envolver parceiros íntimos, membros da família, conhecidos ou estranhos. Em 1993 a Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação da Violência contra as Mulheres deu a primeira definição oficial da Violência de Género:
Também, segundo o relatório da Situação da População Mundial de 2005, apresentado pela UNFPA (Fundos e Programas da Nações Unidas), “qualquer acto de violência de género que dê ou possa dar origem a danos físicos, sexuais, ou psicológicos ou que provoquem ou possa provocar