Energia Hidrelétrica
A energia hidrelétrica é a obtenção de energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico de um rio. Para que esse processo seja realizado é necessária a construção de usinas em rios que possuam elevado volume de água com desníveis em seu curso e margems compostas por rochas sólidas para a amcoragem da barragem. Como é Gerada a Energia Hidrelétrica?
Para explicar como funciona usamos como exemplo a Usina de Itaipu que é a maior usina hidrelétrica do país, localizada no rio Paraná, na fronteira entre Brasil e Paraguai,
Paredões represam a água (CONDUTOS)
A água é represada, formando uma espécie de estoque. Na barragem (paredão com 7,9 km de extensão e 196 metros de altura máxima que represa o rio), a água é escoada através de tubos com 10,5 metros de diâmetro interno - chamados de condutos forçados - para dentro da usina. São 20 tubos no total, um para cada turbina
Força da água faz a turbina girar (Turbinas)
Dos condutos forçados, a água vai direto para as turbinas(energia potencial). A força com que ela passa pelas turbinas faz o equipamento girar, no eixo da turbina esta acoplado um gerador. O movimento rotatório faz com que os ímãs presos na parte girante do gerador (rotor) passem bem próximos a enrolamentos de cobre fixados na parede em torno do eixo (estator). A passagem de um pelo outro, sem contato físico, é que dá origem à eletricidade, tansformando energia mecânica em eletricidade.
O volume de água escoado por cada um dos condutos forçados é de 700 m³/s (metros cúbicos por segundo).
Depois de passar pelas turbinas e fazê-las girar, a água volta ao rio Paraná através de tubos submersos.
Tensão elétrica é elevada (Subestações)
A energia gerada é enviada, através de cabos condutores, até os transformadores –três para cada unidade geradora. A função desse equipamento é elevar a tensão da eletricidade de 18 kV (quilovolts) para 500 kV, para que a energia possa viajar longas distâncias.
Torres de