Freelancers no mercado de trabalho
O mercado de trabalho sofre constantes mudanças, a globalização, o aumento da concorrência e a falta de mão de obra especializada força as empresas a se adaptarem a essas novas realidades para continuarem competitivas.
Neste novo contexto surge uma idéia inovadora que reduz custos e aumenta a lucratividade das organizações, o trabalho por meio de freelancers. Trabalhadores que trabalham em casa, sem horário a serem cumpridos, remunerados por resultados, ou trabalhadores que são contratados temporariamente podem ser chamados de freelancers.
Para as empresas, as contratações desses trabalhadores temporários reduzem os custos trabalhistas, e esses podem ser contratados para executarem determinadas tarefas nas quais são especialistas, ou apenas para atenderem demandas sazonais.
Esta é uma nova realidade e que já está presente nas maiores empresas do mundo, empresas tradicionais estão dando espaço a este novo conceito.
2 DESENVOLVIMENTO
Empresas como a IBM que optam por contratar freelancers conseguem fugir de questões burocráticas que acabam dificultando muitas vezes o rendimento das empresas. Com colaboradores não formais essas empresas reduzem custos trabalhistas e potencializam os resultados. Além do mais, pesquisas já realizada, mostram que colaboradores que não seguem horários e a forma tradicional de trabalho rende mais. As empresas burocráticas por sua vez se prendem a processos e papelório que tardam o alcance dos resultados esperados.
Os modelos clássicos de gestão têm os processos e hierarquia bem definidos, seguem normas e regras ditadas pela gerência, departamentalização definida e delegação de responsabilidades de acordo com os cargos. Já empresas como o Google, por exemplo, não seguem os modelos clássicos, os colaboradores não têm horários, não tem um cargo meticulosamente definido e não tem hierarquia definida. Todos são responsáveis por alcançar resultados, mas sem a pressão seguida como nas empresas tradicionais.
Colaboradores são