Frederik Taylor e Henry Fayol
Introdução
Uma pesquisa sobre dois grandes administradores onde demonstraremos como as teorias de alguns destes gênios da Administração não somente influenciam como são usados diretamente nas organizações de hoje e como aplicadas corretamente podem ser responsáveis pelo sucesso das organizações. Veremos Frederick Winslow Taylor e Jules Henri Fayol. Em cada teoria encontraremos pontos, relacionados ou não que traçam o sucesso de grandes organizações nos dias de hoje.
Teoria Geral da Administração
Dividida em duas partes distintas:
Operacional - ênfase no desenvolvimento das tarefas (Taylor)
Administrativa - ênfase na estrutura organizacional (Fayol)
1. Frederick Taylor
Antes que Taylor desenvolvesse suas teorias, os próprios empregados administravam a linha de produção das fábricas. Tudo era feito empiricamente e sem nenhum controle por parte da direção das empresas que, em muitos casos, desconhecia o processo de produção. Como resultado a produtividade era baixíssima, pois os próprios sindicatos induziam os funcionários a produzir menos, porque assim, segundo se pensava na época, seus empregos estariam garantidos por muito mais tempo. Por incrível que pareça, a tática funcionava.
Com o novo modelo administrativo sugerido por Taylor, as empresas aumentavam consideravelmente sua produção, os empregados ganhavam mais e os produtos ficavam mais baratos para os consumidores. BENEFÍCIO AOS TRABALHADORES
1. Especialização de cada funcionário dentro de uma função específica.
2. Salários mais elevados, que chegaram a atingir, em alguns casos, o dobro de antes.
3. Política de incentivos por metas de produção cumpridas (Meritocracia).
4. Condições de trabalho; O conforto no ambiente de trabalho ganha força, porque influencia diretamente na produtividade.
5. Oferecer as instruções sistemáticas adequadas aos trabalhadores,