Abordagem científica e clássica da Administração
Vânia Marchi – Gestão Empresarial.
Abordagem clássica e científica da Administração.
Administração 1º Semestre
“O principal objetivo da administração deve ser o de assegurar o máximo de prosperidade ao patrão e, ao mesmo tempo, o máximo de prosperidade ao empregado.”
Frederick W. Taylor.
Introdução.
Com a mesma visão, ou preocupação de melhorar o andamento das empresas, que o americano Frederick Winslow Taylor (Administração Científica) e o europeu Henry Fayol (Teoria Clássica), revolucionaram a indústria.
A Administração Científica, criada por Frederik W. Taylor, visava o aumento da eficiência por meio da racionalização do trabalho operário, para isso precisava descobrir uma base científica para a padronização do trabalho e divisão das funções. Já Henri Fayol, aperfeiçoou a Administração Cientifica criando a Administração Clássica que tinha como diferença o enfoque maior na gestão administrativa, além do conceito de eficácia.
Abordagem Científica da Administração.
O engenheiro Frederick Winslow Taylor (1856-1915) iniciou em Filadélfia, Estados Unidos, é o fundador da Administração Científica.
Ênfase: Chão de Fábrica – Tarefas – Produções
Enfoque: Aumentar a eficiência da indústria por meio, inicialmente, da racionalização do trabalho operário.
Taylor começou o seu trabalho junto com os operários, nome dado como “Chão de Fábrica”, em suas produções individuais. Se preocupando de modo exclusivo com as técnicas de racionalização do trabalho do operário, tentando simplificar, aperfeiçoar e melhorar o andamento e rendimento da produção. Taylor verificou que um operário com certo tempo de empresa, ou seja, experiência, produzia o mesmo que um iniciante, sendo que ele era capaz de produzir mais, com o equipamento que ele tinha disponível, conclui-se que o operário não produzia mais, pois seu colega também não produzia. Seguindo então a necessidade de criar condições de pagar mais ao operário que produzir