resumo de notas
Assim, a abordagem clássica da Administração cobre duas áreas distintas: a operacional de Taylor, e a administrativa de Fayol.
A Escola de Administração Cientifica, visa alcançar maior eficiência industrial , produzir mais a custos mais baixos. Para Taylor, a organização e a administração das empresas devem ser estudadas e tratadas cientificamente, Taylor foi o primeiro a fazer uma análise completa do trabalho na fábricas, ele treinou os operários especializou-os de acordo com as fases do trabalho.
Taylor teve muitos seguidores de alto valor, geralmente todos eles engenheiros norte americanos, entre os quais se destacom: Henry Gautt, desenvolveu estudos individuais sobre o papel do trabalhador na produção.
Frank Gilbreth, estudou com maior profundidade as técnicas para medir os tempos e movimentos em que se decompõe cada tarefas.
Harrington Emerson: procurou simplificar a metodologia de aplicação da Administração Cientifica, com o propósito de torna-la acessível a um numero maior de organizações.
Henri Ford: Ele foi o idealizador da produção através de linhas de montagens.
Lilian Gilbrett: foi a precursora da psicologia aplicada ao trabalho.
Teoria Clássica da Administração
Surgiu na França outro pilar da escola clássico, comandado por Henry Fayol, engenheiro, nascido na Grécia e educado na França,onde trabalhou e desenvolveu seus estudos.
A Teoria Clássica da Administração, partiu de uma abordagem sintética global e universal da empresa com uma visão anatômica e estrutural.
Fayol sempre afirmou que seu êxito se devia não só suas qualidades pessoais, mas aos métodos que empregava, Fayol