Fração
As frações tiveram inicio no Egito, quando o Faraó distribuiu terras às margens do rio Nilo.
Quando as águas baixavam era necessário remarcar as terras. A medição era feita com cordas (na época, uma unidade de medida). Como nem sempre o comprimento da corda dava inteira em um dos lados do terreno, viam que tinham que dividir a corda em pedaços menores do mesmo tamanho.
Então os egípcios criaram o número fracionário. O número fracionário veio da necessidade de representar quantidades menores de um inteiro.
A palavra fração vem do latim e quer dizer: partido, quebrado, rasgado.
A fração é a forma de representar um valor, que é dividido por um determinado número de partes iguais. Os números utilizados na fração são chamados: numerador e denominador, igualmente assim representados:
NUMERADOR DENOMINADOR
O NUMERADOR representa quantas partes do inteiro serão consideradas e o DENOMINADOR em quantas partes esse inteiro foi dividido sendo que esse inteiro deve ser diferente de zero.
Inúmeras são as situações no cotidiano em que utilizamos as frações. Alguns exemplos:
1) as moedas que correspondem a um fracionamento de um inteiro, pois dez centavos de real (R$0,10) nada mais é do que 10/100 de um real.
2) Há algumas medidas também nas áreas técnicas como as de encanamentos ou ferragens em que usa ½ polegada, ¾ de polegada...
3) na apresentação de dados em forma de porcentagem, sendo denominador fixo 100, como uma demissão de 30% no quadro de funcionários correponde a um corte de 30/100 do número total de funcionários dessa empresa.
4) Quando queremos saber quanto colocar de um certo ingrediente em uma receita culinária, fracionamos os ingredientes ½ xícara de açúcar, ¾ da xícara de óleo ou ¼ de um litro de leite.
As frações mais simples estão sim presentes em nosso dia a dia. Esses números são mais adequados em certas situações do que a representação decimal. Por exemplo, ao compararmos um terço de pizza com um