Fração
Dessa forma, toda fração pode ser representada em uma reta numerada, por exemplo, 1/2 (um meio) significa que de um inteiro foi considerada apenas a sua metade, portanto, podemos dizer que em uma reta numerada a fração 1/2 estará entre os números inteiros 0 e 1.
Por ser uma forma diferente de representação numérica, a fração irá possui uma nomenclatura específica e poderá ser escrita em forma de porcentagem, números decimais (números com vírgula) e números mistos.
Assim, podemos concluir que o surgimento do número fracionário veio da necessidade de representar quantidades menores que inteiros, por exemplo, 1 bolo é um inteiro, mas se comermos um pedaço, qual seria a representação numérica que esse pedaço e o resto do bolo representaria? Foi a necessidade de criar uma representação numérica para as partes de um inteiro que proporcionou o surgimento dos números fracionários que iremos estudar nesta seção.
Por Danielle de Miranda
Graduada em Matemática
Fração é uma forma de se representar uma quantidade a partir de um valor, que é dividido por um determinado número de partes iguais.
Como é que você representaria a quantidade referente ao número 1 que foi dividida em 8 partes iguais?
Simplesmente através da seguinte fração:
Generalizando, a fração é a representação genérica do valor a que é dividido por b partes iguais, sendo b ≠ 0.
Em toda fração, o termo superior é chamado de numerador e o termo inferior chamamos de denominador.
Em nossa fração genérica temos que o termo a é o numerador e o termo b é o seu denominador.
Apesar de matematicamente a forma correta de representação de uma fração ser , por motivos técnicos em função das limitações da