Fração
Intercalar racionais e estabelecer equivalência entre frações
Objetivos
- Resolver problemas que envolvem a noção de infinito ligada aos números racionais.
- Estabelecer relações de equivalência entre diferentes frações.
Conteúdo
- Números racionais.
Anos
7º e 8º.
Tempo estimado
Cinco aulas.
Flexibilização
O trabalho em duplas auxilia os alunos com deficiência intelectual. Tente mostrar ao seu aluno situações reais em que ele possa visualizar os números decimais - como contar dinheiro ou dividir uma barra de chocolate, por exemplo. Relacionar a matemática ao cotidiano auxilia o estudante. Você também pode trabalhar a questão do infinito com este aluno. Aumente o tempo de cada uma das etapas da sequência e sugira que ele repita exercícios no contraturno (em casa e na sala de recursos, com a ajuda do responsável pelo Atendimento Educacional Especializado). Avalie se o aluno conseguiu ampliar os conhecimentos que tinha a respeito dos decimais, mesmo que ele não consiga resolver sozinho todos os problemas propostos para a turma.
Desenvolvimento
1ª etapa
Organize a turma em duplas e peça que discutam os seguintes enunciados.
- Amanda e Débora participavam de um jogo de adivinhação de números. Amanda pensou em um número e deu pistas para que Ana descobrisse: "O número que estou pensando se encontra entre 1,5 e 1,6". Débora contestou: "Não existe nenhum número entre esses dois". Vocês concordam? Em qual número Amanda pensou?
- Continuando a brincadeira, para ajudar Débora, Amanda disse: "O número que estou pensando está entre 1,58 e 1,59. Qual é?". Apenas com a pista de Amanda, é possível descobrir o número?
Convide as duplas a socializar as conclusões e anote no quadro todas as possibilidades encontradas. Aponte que um caminho para tal seria adicionar um zero à esquerda dos decimais apresentados, como 1,50 e 1,60, no primeiro enunciado, e 1,580 e 1,590, no segundo.
2ª etapa
Proponha que as duplas resolvam