FRAUDE Panamericano
BANCO PANAMERICANO
Marcio Pereira da Silva
Michele Faverin
Pollyana Ianella
Ronaldo Zamberlan
Severino Guedes
Tamiris Aparecida Bastos
7º CCO - Prof. Alexandre
PanAmericano
21º. Banco do pais, com 11,9 bi em ativos, junho 2010 e 2,1 milhões de clientes ativos de um total de 16,9 milhões cadastrados no segundo trimestre.
Conta com 182 agências próprias e 20 agentes credenciados.
Atua com veículos, credito consignado, leasing, cartões, empresas e credito pessoal.
O lucro liquido caiu, de 171,5 milhões em 2009 para 17,2 em 2010 ( 1º semestre).
PanAmericano
Em outubro o Banco Central (BC) descobriu o rombo de 2,5 bi, a partir do balanço do 1º semestre do PanAmericano, que foi divulgado em agosto.
Os números apresentados pelo PanAmericano não estavam refletindo a sua real situação do banco.
O Banco Central descobriu as irregularidades fazendo uma “auditoria circular” no sistema financeiro, que consiste em cruzar dados de compra e venda de carteiras de todos os bancos.
.
PanAmericano
Segundo o BC, o Panamericano vendeu carteiras de crédito para terceiros, mas elas continuaram figurando no balanço da instituição, os que inflava o patrimônio do banco e, consequentemente, seus lucros.
Ou seja, o Panamericano não estava dando baixa dos balanços das carteiras que tinha vendido. Além disso, algumas delas foram vendidas mais de uma vez.
Como se deu a fraude
Como se deu a fraude
Como se deu a fraude
Lucros inflados, imagem irreal, bonus dos executivos... • Segundo o BC, o Panamericano vendeu carteiras de crédito para terceiros, mas elas continuaram figurando no balanço da instituição, os que inflava o patrimônio do banco e, consequentemente, seus lucros. Ou seja, o
Panamericano não estava dando baixa dos balanços das carteiras que tinha vendido. Além disso, algumas delas foram vendidas mais de uma vez. O rombo também envolve R$ 400 milhões em operações de cartão de crédito Lucros inflados, imagem irreal, bonus dos executivos...
A suspeita e de que os