Fraude no panamericano
No final do ano de 2010 a mídia bombardeou informações sobre o caso de fraude no Banco PanAmericano, conforme reportagens mencionadas a seguir:
▪ “Rombo no banco PanAmericano pode superar R$ 2,5 bilhões” Matéria publicada no Jornal Folha de São Paulo em 15/11/2010.
▪ “Deloitte ‘maquiou’ rombo no banco PanAmericano” Matéria publicada no Jornal Estadão em 17/11/2010.
▪ “PF abre inquérito para investigar irregularidades no Banco PanAmericano” Matéria publicada no Jornal Grande Bahia em 12/11/2010.
Sabe-se que em meio ao contexto de fraude, acusações sobre irregularidades no sistema de gestão do banco, desvios e não cumprimento de normas do Banco Central, o banco em questão correu alguns riscos.
Com base nas discussões sobre a disciplina Contabilidade das Instituições Financeiras, elabore um texto de no máximo 1 página contendo:
i) Explicação do acontecimento; ii) Quais irregularidades ocorreram que corrompem as normas do Banco Central; iii) Avaliação sobre o papel do Banco Central no desenrolar desta situação; iv) Os riscos que o Banco PanAmericano correu em virtude deste problema.
FRAUDE NO PANAMERICANO
No final do ano de 2010, o Banco Central descobriu uma fraude contábil nas contas Banco PanAmericano, um rombo bilionário 2,5 bilhões de para ser mais preciso, a fraude foi descoberta após a analise do balanço do terceiro trimestre de 2010. Os responsáveis pela contabilidade do banco inflavam os balanços obtendo assim um crescimento que não era compatível com o patrimônio do banco e lucros excessivos aos seus executivos. O banco vendia parte de seu patrimônio a outros bancos, alem de não fazer a baixa desse patrimônio contabilizavam os valores de venda. Após a descoberta do rombo o Banco Central iniciou uma negociação para evitar a quebra da instituição visto que os valores eram exorbitantes. O Banco Central ainda vai investigar como outros