Fraude em controladoria
Autor: Paulo Henrique Teixeira
Distribuição: Portal Tributário â Editora www.portaltributario.com.br
CRISES NAS EMPRESAS
Crises de estrutura, de desempenho, econômica, financeira, administrativa de produção, de mercados, de recursos materiais de recursos humanos
CONTROLES INTERNOS
Aspectos Gerais
Tipos de Controles Internos
Função dos Gerentes e Administradores
Fatores que contribuirão para o nível de Controles Interno na empresa
Organização da empresa quanto às funções Normas para a estrutura organizacional Políticas Procedimentos
FRAUDES E CRISES NAS EMPRESAS
A. Espécies de FRAUDES mais freqüentes:
1- Furto:
- Apropriação de coisa alheia móvel, de maneira disfarçada, para ficar como se sua fosse.
- Ato criminoso: apropriação de uma coisa alheia móvel ficando o agente com esta coisa com a intenção de usá-lo como sua propriedade. O indivíduo age disfarçadamente. Ex. um empregado leva uma máquina da empresa para casa.
2- Roubo:
- Apropriação de coisa alheia móvel, o indivíduo obtém por força (violência física ou moral), para ficar como se sua fosse. Ex. Violência Física: uma empresa tem sua tesouraria e deixa uma certa quantia de dinheiro, o qual é roubado. Ex: Violência Moral: funcionário descobre algo importante sobre seu diretor e ameaça contar se não lhe der aumento ou empréstimo (chantagem).
3- Apropriação indébita:
- Apropriação de coisa alheia móvel da qual o agente tem a posse em razão de confiança que lhe foi conferida. Ex. Tesoureiro da empresa.
4- Sabotagem:
- Ocorre quando alguém planeja dar um prejuízo à empresa, sem tirar nada para si, é a finalidade apenas de prejudicar. Crime doloso, subversivo. Alguém pratica uma ação ou omissão para dar prejuízo à empresa. Ex. deixar frouxo o parafuso de uma máquina com o intuito de quebrá-la.
5- Desperdício voluntário:
- Na empresa nada deve ser desperdiçado, tudo deve ser usado economicamente. Exemplo: desperdício de alimentos, água, energia, a sobra de matéria