Processo decisorio
Na atualidade, a sociedade exige da Auditoria cada vez mais colaboração para dirimir atos ilegais que possivelmente aconteçam nas empresas, além de prevenir contra eventuais irregularidades. O trabalho de Auditoria, se bem elaborado, gera confiabilidade perante a opinião pública em relação às demonstrações e relatórios emitidos pela Contabilidade.
Casos de irregularidade ganharam destaques pelo mundo, onde os princípios fundamentais da Contabilidade não foram seguidos, na tentativa de tecer informações financeiras inadequadas à realidade da organização. Honestamente e isentas de distorções. A Auditoria é um meio de obter informações e confirmações sobre a veracidade das demonstrações apresentadas pela empresa, como forma de controlar áreas essenciais e de evitar situações que propiciem fraude e demais atos ilegais.
Auditoria tem como objeto de estudo o patrimônio da entidade, e principalmente o seu controle, suas informações e variações, e se destina a comprovar os fatos registrados pela Contabilidade nas demonstrações contábeis. É um ramo da contabilidade, e um importante instrumento na prevenção e combate a erros e fraudes nas organizações, com a função de reduzir e até mesmo dirimir a prática desses delitos. O presente artigo busca evidenciar as diferenças entre erros e fraudes e as principais formas de desvendá-los e preveni-los, demonstrando o papel do auditor quando houver a sua constatação, evidenciando os controles internos e um bom trabalho de auditoria nas organizações. O trabalho de Auditoria não tem como principal função é a de detectar erros e fraudes, mas sua evidenciação no decorrer dos procedimentos. Na forma de prevenção, a Auditoria feita nas demonstrações contábeis deixa transparecer a credibilidade, confirmando recomendações e sugestões à entidade, gerando