Oriente medio
O Oriente Médio é, hoje, uma potencial matriz geradora de uma terceira guerra mundial. Diariamente lemos notícias alarmantes a respeito da situação no Irã, Iraque, Líbano, Síria, Israel e Autoridade Palestina.
Muito se diz a respeito do Oriente Médio, mas é fundamental compreendermos a origem desses conflitos.
Neste audio-livro, apresentamos uma introdução histórica ao assunto.
Não vamos falar da Revolução Islâmica no Irã, sem antes entender a relação entre árabes e persas desde o surgimento do islã. Não podemos desconectar esse assunto do problema sectário no Líbano.
Ao analisar o Império Otomano, vamos discutir a criação do Iraque e então, sim, já encontramos alguns fatores que nos explicam a crise entre israelenses e palestinos.
Conflitos
A região do Oriente Médio é uma das áreas mais conflituosas do mundo. Diversos fatores contribuem para isso, entre eles: a sua própria história; origem dos conflitos entre árabes, israelenses e palestinos; a posição geográfica, no contato entre três continentes; suas condições naturais, pois a maior parte dos países ali localizados é dependente de água de países vizinhos; a presença de recursos estratégicos no subsolo, caso específico do petróleo; posição no contexto geopolítico mundial.
As fronteiras das novas nações, definidas de acordo com interesses europeus, não consideraram a história e as tradições locais, consequentemente vários conflitos ocorreram e continuam ocorrendo no Oriente Médio.
Os novos Estados árabes – Iraque, Kuwait, Síria, Líbano, Jordânia – brigaram por recursos naturais e território. O conflito mais grave ocorreu na Palestina, para onde, até o fim da Segunda Guerra, havia migrado meio milhão de judeus. Quando foi criado o Estado de Israel, cinco países árabes atacaram, na primeira das seis guerras entre árabes e israelenses.
Conflito árabe israelense (1948-1949)
Por volta do século IX, comunidades judaicas foram restabelecidas em Jerusalém e Tibérias. No século XI, a