Projeto
A Controladoria, como um ramo da Contabilidade, nos dias atuais, tem sido fundamental nas grandes empresas. Tornando-se fator imprescindível para o controle e planejamento de qualquer organização.
“A Contabilidade moderna tem-se caracterizado como uma das ferramentas mais úteis aos administradores na otimização do processo de tomada de decisão.” (Figueiredo, Sandra e Paulo Cesar Caggiano. Controladoria – Teoria e Prática. São Paulo: Atlas, 2008).
Com o mundo cada vez mais globalizado e competitivo, vem aumentando também, o número de fraudes e o grau de corrupção, isso vem exigindo das empresas e seus gestores maior controle interno, a fim de evitar tais fraudes e erros.
O controle interno é a principal ferramenta dos gestores para evitar erros e fraudes contábeis, além de ser principal forma de gerir e analisar o desempenho da empresa. Neste trabalho iremos estudar sobre o Controle interno e a sua eficácia contra erros e fraudes contábeis.
Delimitação do Problema
Esta pesquisa ficará restrita ao Controle Interno, como forma de evitar erros e fraudes contábeis. Detalhando sua importância como maneira de prevenção das fraudes e erros contábeis, garantido o zelo pelo patrimônio da empresa e desta forma garantir a confiabilidade das informações contábeis
Objetivo Geral
Tendo em vista a globalização e o maior número de empresas multinacionais e empresas de grande porte há uma crescente necessidade de um controle interno confiável e eficaz. Esta pesquisa visa expor o controle interno, seus métodos de aplicação e sua importância.
Objetivos Específicos
Para alcançar o Objetivo Geral desta pesquisa, iremos demonstrar o que é o Controle Interno, assim como sua eficácia e agregação nas Empresas. Também iremos abordar a sua implantação até o seu efetivo funcionamento, citar os métodos comumente utilizados, com isso iremos relatar como evitar possíveis erros contábeis e aumentar a margem de lucro.
Metodologia
Este estudo consiste em