Fraternidade na Politica
Aluno:Samuel Miranda
Disciplina:Filosofia
Professor:Jones lima
Turma: Segundo n3
Curso:Direito
FRATERNIDADE NA POLITICA
O conceito de fraternidade é a ideia de tratar o próximo como irmão ,é um conceito presente na ética,religião porém na política nos deparamos com a seguinte situação será que a fraternidade é uma categoria política.
Vários estudiosos estudam sobre essa questão um deles é o filósofo Antonio Maria Baggio, professor de Filosofia Política do Instituto Universitário Sophia, em Firenze (Itália) De acordo com Baggio, enquanto os conceitos de igualdade e liberdade foram incorporados como elementos políticos, e assumidos institucionalmente, a partir da Revolução Francesa de 1789, a fraternidade teve outro destino. Ela ganhou conotação religiosa e assistencialista e, em muitos casos, é equiparada à solidariedade. “O termo é quase ausente nos dicionários de Ciência Política”, observou.
Por isso, de acordo com o filósofo, uma reflexão sobre o conceito torna-se pertinente e necessária. “Afinal, a ideia de fraternidade é anterior à Revolução Francesa. Está presente em civilizações até mesmo anteriores à hebraico-cristã”. A diferença, segundo ele, é que apenas em 1789 o conceito é evidenciado, sendo colocado no mesmo nível da igualdade e da liberdade. “Essa tríade se tornou a luz na escuridão de um complexo sistema de relações”, observou.
Exemplo Atual:
De acordo com pesquisador, na última década houve um salto de qualidade na reflexão acerca do tema. “Há uma percepção mais clara de que tanto igualdade quanto liberdade só podem ser plenos se houver fraternidade”, disse. Segundo Baggio, isso ocorreu porque a fraternidade se fez presente em ações sociais que resultaram em mudanças políticas significativas, como no caso da África do Sul e a luta que pôs fim ao regime de apartheid no país.
Mesmo assim, de acordo com o professor italiano, “a tríade motora da Revolução Francesa continua sendo um desafio à