Frasco de areia
Ensaio
Equipamentos * Conjunto frasco de areia; * Nível/bolha; * Pá de mão; * Talhadeira de aço; * Martelo; * Balança; * Speedy; * Estufa; * Recipiente para coletar amostra; * Cilindro metálico; * Areia graduada.
Execução do ensaio
Determinação da massa de areia que preenche o funil e o orifício no rebaixo da bandeja.
* Montar o conjunto frasco + funil, estando o frasco cheio de areia, determinar sua massa e anotar como M1; * Instalar o conjunto frasco + funil sobre uma superfície plana. Abrir o registro, deixando a areia escoar livremente até cessar o seu movimento no interior do frasco. Fechar o registro, retirar o conjunto frasco + funil, estando o frasco com areia restante, determinar sua massa e anotar comoM2; * A massa de areia deslocada, que preencheu o funil e o orifício no rebaixo da bandeja, é:
M3 = M1 – M2 * Repetir o procedimento descrito acima pelo menos duas vezes. A massa de areia usada nos cálculos corresponde à média de três determinações, que não devem diferir entre si mais de 1% do valor da média.
Determinação da massa específica aparente da areia * Montar o conjunto frasco + funil, estando o frasco cheio de areia, determinar M4; * Instalar o conjunto frasco + funil, de modo que o funil fique apoiado no rebaixo da bandeja, e colocar esta sobre a borda de um cilindro metálico de volume conhecido. Abrir o registro, deixando a areia escoar livremente até cessar o seu movimento no interior do frasco. Fechar o registro, retirar o conjunto frasco + funil, estando o frasco com areia restante, determinar M5; * A massa de areia que preenche o cilindro de volume conhecido é:
M6 = M4 – M5 - M3
* Repetir o procedimento descrito acima pelo menos duas vezes. A massa de areia que enche o cilindro corresponde à média de três determinações, as quais não devem diferir entre si mais de 1% do