Determinação de massa específica do solo in situ - Frasco de Areia
Descrição do fluxograma
Criação de frango
Na criação do frango é utilizado a inseminação artificial no ovo, assim levando os para uma chocadeira que é ligada a uma lâmpada gerando luz 24 horas por dia, assim aquecendo o ambiente para o nascimento dos pintos.
No nascimento não é 100% dos pintos que nascem vivos, assim os pintos mortos e as cascas dos ovos que são gerados resíduos e descartados.
Pinto vivo para engorda
Para a alimentação do pinto é usado ração e água através de máquinas que são ligadas a energia elétrica, gerando fezes, penas e sacos das rações. Na parte de vacinação contra doenças as seringas e ampolas são descartadas para a ANVISA(Agência Nacional de Vigilância Sanitária), como nem é todos os frangos que resistem a tais doenças irá gerar mais resíduos, os frangos mortos.
Após isso o frango já está adulto pronto para levar para o abate.
Transporte para o abatedouro
Para levar o frango para o abatedouro normalmente são utilizados caminhões que necessitam de diesel para a locomoção, assim gerando CO2.
Recepção e abate
As aves retiradas dos engradados são colocadas pelas pernas nos ganchos da transportadora horizontal, e levadas para o local de matança. Ao chegarem a este lugar, já deixaram de espernear. Uma vez sangradas, passam pelo túnel de sangria onde acabam de morrer devido à perda de sangue.
Escaldagem
As aves abatidas passam pela escaladadora, que é um tanque metálico com água à temperatura de 50 a 60º.
Evisceração
As aves, limpas das penas, são transferidas para outra transportadora horizontal e conduzidas para a sala de evisceração. Nessa fase, elas são cortadas e inspecionadas. Em seguida, simultaneamente, são retiradas as vísceras comestíveis e não comestíveis, das aves que estão em condições. As vísceras comestíveis(coração, moela e fígado) são tratadas à parte. As restantes são jogadas numa valeta com água corrente existente no piso e vão ter